Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia coloca Zelensky na lista de procurados. Kiev fala em "desespero" por parte de Moscovo

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-04

O que está a acontecer

2024-05-04
23:55

Putin não é suficientemente imprudente para atacar um país da NATO, diz MNE polaco

Putin não é suficientemente imprudente para atacar um país da NATO. Quem o diz é o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco este sábado.

“Não vamos mostrar as nossas cartas”, disse Radosław Sikorski, questionado sobre a possível ameaça russa à Polónia, durante uma entrevista à BBC. “Vamos deixar o Presidente Putin pensar no que vamos fazer”, acrescentou.

O ministro reforçou ainda o apoio à Ucrânia. “A Ucrânia precisa desesperadamente de mísseis antiaéreos para proteger a sua indústria, as suas centrais elétricas e as suas infraestruturas. Penso que é muito melhor gastar dinheiro na defesa da Ucrânia do que ter de a reconstruir mais tarde... Penso que o Presidente Putin faria bem em reconhecer que a sua invasão foi um erro e fazer um novo cálculo, tendo em conta que ajudaremos a Ucrânia enquanto for necessário”, afirmou.

2024-05-04
22:27

Dispara até 1.000 tiros por minuto e tem um radar com alcance de 50km. Este equipamento pode mudar o cenário na Ucrânia

O Skynex é um equipamento de "extraordinária precisão" e que poderia "aumentar a eficácia da defesa antiaérea" ucraniana. "Se for fornecido à Ucrânia em grande quantidade pode ser um game changer", garante o major-general Isidro de Morais Pereira.

2024-05-04
21:17

Ministro da Defesa italiano exclui "intervenção direta" dos militares no conflito

O ministro da Defesa italiano exclui a possibilidade de enviar tropas para a Ucrânia este sábado. 

“A nossa posição não muda: sempre dissemos que a Ucrânia precisa de ajuda de todas as formas possíveis e estamos a fazê-lo, mas também sempre excluímos a intervenção direta dos nossos militares no conflito”, disse Guido Crosetto, durante uma entrevista ao Corriere della Sera.

A discussão deste tema “aumenta as tensões”. “O cenário imaginado na Ucrânia não só não se enquadra neste caso, como daria origem a uma nova escalada do conflito, em particular em detrimento dos próprios ucranianos. No fundo, não há condições para o nosso envolvimento direto", acrescenta.

2024-05-04
21:13

Zelensky diz que a Ucrânia abateu avião russo em Donetsk

A Ucrânia abateu um avião russo Su-25 na região de Donetsk este sábado. A informação foi avançada pelo presidente ucraniano.

“Gostaria de fazer uma menção especial aos soldados da 110ª brigada mecanizada separada por terem abatido outro Su-25 russo na região de Donetsk hoje. Bom trabalho, malta!” disse Volodymyr Zelensky, num vídeo publicado no site da presidência.

“Cada brigada de combate nossa que mantém as suas posições com firmeza, cada guerreiro que assegura o resultado para si próprio, para os seus irmãos de armas e para a sua unidade, defende toda a Ucrânia e preserva a oportunidade de a Ucrânia não só resistir como também repelir o ocupante”, acrescentou.

2024-05-04
19:03

Sobe para seis o número de feridos em Kharkiv. Todos são funcionários da fábrica atacada

Subiu para seis o número de feridos em Kharkiv, na sequência de um ataque russo com mísseis. As vítimas trabalham na fábrica que alvo do ataque.

"Neste momento, seis pessoas ficaram feridas na sequência de um ataque a uma empresa civil no distrito industrial de Kharkiv. Entre elas estão quatro mulheres de 39, 36, 21 e 18 anos, e dois homens de 21 anos. As vítimas apresentam ferimentos provocados por explosivos. Todos eles são empregados da fábrica", escreveu o governador no Telegram.

2024-05-04
18:41

Explosão faz cinco feridos em Belgorod. Governador diz que é "milagroso" ninguém ter morrido

Uma explosão na cidade russa de Belgorod fez cinco feridos, de acordo com o governador.

Apesar de não revelar a origem da explosão, Vyacheslav Gladkov afirma que os feridos foram levados para o hospital com ferimentos, nomeadamente na cabeça e na cara, provocados pelos estilhaços.

O governador garante que é “milagroso” ninguém ter morrido.

Há também registos de danos em 30 casas e 10 carros.

2024-05-04
17:51

Embaixada russa no Reino Unido acusa país de "crescente envolvimento direto" na guerra

A embaixada russa no Reino Unido acusa o país de um “crescente envolvimento direto” na guerra e que as declarações de David Cameron são a “confirmação” disso.

“Guiado pelos seus próprios objetivos puramente políticos, incluindo considerações eleitorais oportunistas, o governo britânico está persistentemente a seguir um curso de escalada e expansão da geografia das ações militares”, ataca a embaixada russa, num comunicado.

“Quando as tarefas da operação militar especial estiverem concluídas, todos os envolvidos nos ataques a cidades russas pacíficas e noutros atos criminosos enfrentarão o castigo que merecem”, continua.

2024-05-04
17:22

Sobe para cinco o número de feridos em Kharkiv

O governador regional de Kharkiv atualizou para cinco o número de feridos após um ataque russo com mísseis a Kharkiv.

“Cinco pessoas ficaram feridas até agora. Os médicos hospitalizaram mais uma mulher. Os socorristas continuam a eliminar um incêndio de grandes proporções numa fábrica civil", escreveu Oleh Syniehubov, no Telegram.

Mais Vistos

EM DESTAQUE